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Título: Preconceito lingüístico: sociedade, escola e o ensino de português
Autor(es): Rique, Itamara Jamilly Cavalcante
Palavras-chave: Preconceito linguístico
Português - ensino
Sociedade
Data do documento: 9-Ago-2013
Resumo: Este artigo tem o objetivo de explicitar algumas reflexões sobre o preconceito linguístico no ensino do português. Verificamos como algumas vezes a escola se firma como um lugar de exclusão e discriminação em relação às variedades linguísticas e como a imposição do uso da gramática normativa contribui para estabelecer relações de desigualdades. Buscamos, através dos conceitos de Preconceito Linguístico de autores como Juan Bordenave (2000), Marcos Bagno (1999), Sírio Possenti (1999) e Mário Perini (1996), Fernando Tarallo (1994), uma discussão que propicie o entendimento da variação linguística na escola, na tentativa de minimizar os efeitos negativos ocasionados pelo preconceito linguístico.
Descrição: RIQUE, I. J. C. Preconceito lingüístico: sociedade, escola e o ensino de português. 2012. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1503
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