Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15030
Título: Avaliação da qualidade da gasolina tipo C em postos de um município da Paraíba
Autor(es): Freitas, Leonardo Antonio de
Palavras-chave: Combustíveis
Gasolina
Combustível - Qualidade
Data do documento: 16-Nov-2017
Resumo: A gasolina é um combustível volátil e inflamável originado a partir das etapas de refino do petróleo e bastante comercializada mundialmente. Visando diminuir a quantidade de fraudes e adulterações geradas pela adição excessiva de solventes na gasolina, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis realiza um maior controle de qualidade assegurando assim que a gasolina esteja dentro dos padrões regidos pela resolução vigente. O objetivo dessa pesquisa foi analisar físico – quimicamente a gasolina tipo C de postos de um município do estado da Paraíba, a partir das análises de cor, aspecto, densidade a 20°C, teor de anidro e destilação todas realizadas em triplicatas. As análises de aspecto apresentaram uma substância límpida e isenta de impurezas, apresentando uma coloração amarelada. O teor de anidro, apenas duas amostras estavam dentro das especificações que é 27% enquanto que amostra A estava com um teor acima do permitido, com 29%. Nas análises da densidade todos estão dentro do padrão estabelecido pela legislação. A destilação realizada nas amostras apresentou resultados positivos com as temperaturas estando dentro da legislação vigente. Todas as amostras demonstraram ser de boa qualidade exceto a amostra A, qual apresentou não conformidade no parâmetro teor de anidro. Visto que essa amostra não pode ser comercializada, pois causa danos ao veículo gerando grandes problemas como corrosão de peças e falhas no motor.
Descrição: FREITAS, L. A. de. Avaliação da qualidade da gasolina tipo C em postos de um município da Paraíba. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15030
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo Antônio de Freitas.pdfPDF - Leonardo Antônio de Freitas4.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.