Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15036
Título: Parâmetros de prescrição do treinamento resistido para diabéticos: Uma breve revisão
Autor(es): Barros, Yasser Mendes Dutra
Palavras-chave: Exercício físico
Treinamento resistido
Diabetes
Data do documento: 24-Ago-2017
Resumo: O diabetes é uma doença crônica não transmissível que afeta milhões de pessoas no mundo, e tem como principal característica a deficiência ou inatividade completa do pâncreas em secretar a insulina no organismo. É fato que o exercício físico contribui para a manutenção da saúde das pessoas com diabetes e, entre elas, também o treinamento resistido. A partir disso, esse estudo teve como objetivo identificar os parâmetros mais adotados na prescrição do treinamento resistido para esse público e assim propor um programa de treinamento direcionado. Foram selecionados 9 artigos presentes nos bancos de dados: NCBI, Science Direct e Pubmed, entre os anos de 2010 a 2016. Foram encontrados diferentes modelos de prescrição para portadores de diabetes, a partir deles sugerimos um modelo com frequência semanal de 2 a 3 vezes, em dias não consecutivos, 6 a 8 exercícios, 2 a 3 séries, repetições entre 8 e 10 e intensidade entre 40 e 85% de uma repetição máxima.
Descrição: BARROS, Y. M. D. Parâmetros de prescrição do treinamento resistido para diabéticos: Uma breve revisão. 2017. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15036
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yasser Mendes Dutra Barros.pdfPDF - Yasser Mendes Dutra Barros1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.