Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15037
Título: Educação Física no Ensino Médio: Uma vivência no Estágio Supervisionado III
Autor(es): Sousa, Luciene do Socorro Nogueira de
Palavras-chave: Educação Física
Educação Física Escolar
Estágio Supervisionado
Data do documento: 9-Ago-2017
Resumo: O presente estudo é um relato de experiência, cujo objetivo é apresentar e discutir a vivência no Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, já que entendemos a Educação Física como uma área de conhecimento que trata no interior das escolas, de conhecimentos que foram produzidos sócio culturalmente e que tem nas práticas corporais sua materialidade, são eles: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica, a luta. O estudo realizado e relatado neste trabalho foi fruto da experiência da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula na cidade de Campina Grande- PB, no período de 11 de julho até 29 de agosto. Foi direcionado ao Ensino Médio, com as turmas dos 2º anos, totalizando uma carga horária de 105 horas. O ciclo de atividades com a sequência didática ocorreu seguindo três fases. Iniciamos com a fase de orientação específica, nessa fase a professora nos deu embasamento teórico e nos orientou para o desenvolvimento do estágio, onde nos reuníamos no Departamento de Educação Física, para dialogarmos sobre os conteúdos, a metodologia e os recursos que utilizaríamos nas aulas. A segunda fase foi a de exploração do campo de estágio, onde intervimos no nosso campo de estágio observando, analisando e refletindo a realidade do mesmo. A terceira fase e última foi a do desenvolvimento das atividades elaboradas no decorrer dos encontros para construção do plano de curso. Portanto, concluímos que a partir da experiência obtida no estágio supervisionado, foi possível perceber que sua prática é de um valor inestimável, pois possibilita a conciliação entre a teoria e a prática enquanto professor de educação física e as responsabilidades envolvidas. Ainda é possível destacar sua importância na vida do acadêmico por permitir experimentar a realidade do ensino público e suas particularidades, despertando o senso de inovação de ações metodológicas e otimismo no que tange à qualidade e segurança das atividades profissionais que se seguirão.
Descrição: SOUSA, L. do S. N. de. Educação Física no Ensino Médio: Uma vivência no Estágio Supervisionado III. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15037
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciene do Socorro Nogueira de Sousa.pdfPDF - Luciene do Socorro Nogueira de Sousa3.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.