Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15038
Título: Estudo bibliográfico sobre o uso de escalas para avaliação da capacidade funcional em pessoas idosas
Autor(es): Silva, Sandra Maria Ferreira da
Palavras-chave: Envelhecimento
Capacidade funcional
Idosos
Saúde
Data do documento: 19-Fev-2016
Resumo: Esse estudo parte do pressuposto de que há uma necessidade de se rever os estudos publicados no Brasil quanto ao uso de escalas de avaliação da capacidade funcional de idosos para que haja um aprofundamento técnico-científico de quais escalas são mais usadas por pesquisadores da gerontologia. Objetivou-se analisar a produção científica brasileira em relação ao uso de escalas para avaliação da capacidade funcional de pessoas idosas, visando o aprofundamento teórico para elucidação de uma reflexão sobre o cuidar de pessoas idosas. Trata-se de um estudo de revisão sistemática da literatura com base estruturada do que se preconizam os estudos documentais. Foi estipulado critérios de inclusão/exclusão do material empírico encontrado no LILACS, MEDLINE , BDENF e SciELO, entre os anos 2011-2014. Seguindo uma questão norteadora e os critérios presentes no método científico foram encontrados 26 artigos publicados por estudiosos do Brasil sobre as referidas escalas. Conclui-se que a avaliação deverá utilizar instrumentos testados ou validados principalmente com base no Sistema de Classificação Internacional da Capacidade Funcional (CIF) e uso de escalas validadas para melhor visualização de parâmetros fidedignos que possam subsidiar estudos sobre a funcionalidade e envelhecimento.
Descrição: SILVA, S. M. F. da. Estudo bibliográfico sobre o uso de escalas para avaliação da capacidade funcional em pessoas idosas. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15038
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sandra Maria Ferreira da Silva.pdfPDF - Sandra Maria Ferreira da Silva6.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.