Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15039
Título: Percepção dos doentes sobre a influência dos elementos de vulnerabilidade individual e social na adesão ao tratamento da tuberculose
Autor(es): Silva, Rosiane Davina da
Palavras-chave: Tuberculose
Tratamento da tuberculose
Vulnerabilidade
Adesão ao medicamento
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: OBJETIVO: Compreender a percepção dos doentes sobre a influência dos elementos de vulnerabilidade individual METODOLOGIA: Estudo descritivo-qualitativo, desenvolvido no munícipio de Campina e social na adesão ao tratamento da tuberculose. Grande-PB. A população do estudo compreendeu todos os doentes com tuberculose diagnosticados entre março e junho de 2015, residentes no local do estudo. A amostra foi definida pelo critério de repetição do discurso. As entrevistas foram áudio gravadas e a análise foi conduzida sob a hermenêutica dialética e a teoria do percurso gerativo de sentido. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de São Paulo. RESULTADOS: Foram entrevistados 13 sujeitos e identificados duas categorias analíticas: as dificuldades e as facilidades vivenciadas pelos doentes durante o tratamento da tuberculose. Para os doentes a exclusão social representou um grande obstáculo à adesão ao tratamento, que agregada ao estigma, enfraqueceu o vínculo entre os doentes, familiare s e profissionais de saúde. Soma-se ainda, a precariedade econômica que dificultou o custeio com alimentos e com os transportes aos serviços de saúde. Em contrapartida, o apoio social e o tratamento diretamente observado colaboraram com a desconstrução de preconceitos e com o empoderamento individual e familiar, ademais, o desejo de viver e a fé encorajaram os doentes a seguir o tratamento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Na percepção dos doentes o apoio social e o fortalecimento do vínculo com os familiares e profissionais de saúde favoreceram e potencializaram a adesão ao tratamento da tuberculose e a redução da exclusão social.
Descrição: SILVA, R. D. da. Percepção dos doentes sobre a influência dos elementos de vulnerabilidade individual e social na adesão ao tratamento da tuberculose. 2015. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15039
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosiane Davina da Silva.pdfPDF - Rosiane Davina da Silva9.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.