Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15040
Título: Aspectos da adesão ao tratamento da tuberculose associados à determinação social do processo saúde-doença
Autor(es): Araújo, Aguinaldo José de
Palavras-chave: Tuberculose
Adesão
Processo saúde-doença
Determinação das necessidades de saúde
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: Introdução: A tuberculose (TB) é uma doença de determinação social que requer atenção especial, por se configurar como problema de saúde pública, principalmente nos países em desenvolvimento. Objetivo: Identificar aspectos da adesão ao tratamento da tuberculose vinculados à determinação social do processo saúde-doença, no município de Campina Grande – PB. Metodologia: Estudo descritivo exploratório, transversal e quantitativo, realizado em Campina Grande – PB. A população do estudo compreendeu os casos de TB diagnosticados e em tratamento no local de estudo, no período de setembro de 2014 a julho de 2015 (137 casos), cuja amostra (75 casos) foi obtida através dos critérios de inclusão e exclusão. As variáveis estudadas foram divididas em três categorias: Posição social ocupada pelas pessoas em tratamento da TB, Aspectos de saúde doença das pessoas que estão em tratamento da TB e Processo de trabalho em saúde. Os dados foram processados no SPSS e analisados através da obtenção das frequências absoluta e relativa. Resultados: Nas características de posição social houve predominância: sexo masculino (61,4%), faixa etária entre 20-39 anos (44%), baixa escolaridade (34,6% entre 4 e 7 anos de estudo), sem ocupação (74,4%), casa própria (68%), exposição a violência (28%) e renda familiar insuficiente para transporte (58,6%), lazer (66,5%), saúde (66,5%) e educação (60,1%). Sobre os aspectos de saúde doença, predominou a forma pulmonar (75,4%), casos novos (86,7%), que se encontravam entre o 4º e o 5º mês de tratamento (47,6%), com conhecimento sobre a TB antes de adoecer (53,3%) e satisfação com o tratamento (90,4%). Em relação às características do processo de trabalho em saúde, os diagnósticos estavam centralizados no Ambulatório de Referência em Tuberculose (51,2%), com cerca de 2 a 6 meses para serem obtidos (22,2%) e tratamentos acompanhados pelas UBSF's (56%). Conclusão: Foram identificados aspectos da determinação social do processo saúde doença que influenciam na adesão ao tratamento da tuberculose, os quais necessitam de estratégias que minimizem as dificuldades encontradas pelos doentes em tratamento e pelos serviços de saúde, a fim de fortalecer o processo de adesão, amenizar o sofrimento dos acometidos, atingir as metas operacionais e possibilitar a sequência da vida com dignidade.
Descrição: ARAÚJO, A. J. de. Aspectos da adesão ao tratamento da tuberculose associados à determinação social do processo saúde-doença. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15040
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aguinaldo José de Araújo.pdfPDF - Aguinaldo José de Araújo11.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.