Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15041
Título: A importância do enfermeiro frente ao paciente com esquizofrenia: Uma revisão da literatura sobre a produção científica brasileira entre 2006 a 2016
Autor(es): Nery, Rondinelli Maia
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem
Esquizofrenia
Enfermagem
Atuação do enfermeiro
Data do documento: 27-Set-2017
Resumo: Introdução: Sabemos que as doenças mentais constituem, ainda hoje, um campo de conhecimento importante e complexo. SEQUEIRA (2006) afirma que devem ser associados à continuidade dos cuidados da equipe de enfermagem para uma consequente promoção da saúde. Objetivo: Avaliar o papel do enfermeiro frente aos cuidados com o paciente com esquizofrenia de acordo com a produção científica de enfermagem nos anos de 2006 a 2016. Método: Revisão da literatura integrativa, nas bases de dados SciELO e Lilacs, entre os anos de 2006 a 2016, utilizando-se os seguintes descritores: Enfermagem, saúde mental, Esquizofrenia, família cuidadora, qualidade de vida. Resultados: O estudo nos permitiu elencar 10 trabalhos através de entre 39 publicações que foram selecionadas e analisadas através de critérios estabelecidos. Considerando os objetivos propostos para o estudo, os dados investigados nos mostram em pauta, que diversas ordens afetam cuidados da saúde mental dos pacientes e familiares cuidadores, tais como: ausência de suporte familiar e profissional, dificuldades cotidianas, avaliação negativa da qualidade de vida, falta de conhecimento, importância da equipe nos cuidados e nos diagnósticos. Conclusão: Com base nos autores referendados, conclui-se que a equipe de enfermagem tem um papel importância diante do portador de esquizofrenia, focando não só o próprio paciente, mas também a participação da família, sua formação permanente, atividades em grupos bem planejadas e reinserção social. Essa visão da integralidade reflete-se nos cuidados a serem implementadas, criando-se um vínculo de confiança, o que irá se refletir no êxito do tratamento e na realização pessoal.
Descrição: NERY, R. M. A importância do enfermeiro frente ao paciente com esquizofrenia: Uma revisão da literatura sobre a produção científica brasileira entre 2006 a 2016. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15041
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rondinelli Maia Nery.pdfPDF - Rondinelli Maia Nery5.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.