Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15042
Título: Conhecimento de acadêmicos de odontologia sobre métodos químico-mecânico de remoção de cárie
Autor(es): Andrade, Geday Siqueira Moreira De
Palavras-chave: Cárie
Odontologia
Pesquisa
Data do documento: 30-Mai-2016
Resumo: Identificar o conhecimento de acadêmicos de Odontologia quanto à escolha do método químico mecânico para remoção tecido cariado em dentes decíduos. Uma amostra de conveniência de 364 acadêmicos, matriculados em 4 Instituições de ensino, se disponibilizaram para responder sobre ao conduta de remoção tecido cariado diante de um no caso clínico apresentado. Foi aplicado um questionário para estimar o grau de interesse sobre o tema, conhecimento e habilidade sobre o método químico-mecânico. Com um percentual equivalente em cada Instituição, observou-se que a noção sobre a técnica estava associada a disciplina de Odontopediatria, em 77,6% dos alunos. Dessa forma, os alunos com maior percentual de formação decidiram em maioria por técnicas de ART, associado (42,3%) ou não ao removedor químico (41,3%). A decisão pela técnica de instrumentos rotatórios foi predominante entre alunos com menor percentual de formação, com 45,4%, correspondente ao quinto período. Apesar do nível de conhecimento geral relatado, com média de 58,4%, apenas 3% utilizou o removedor químico durante atividades clínicas. Foram utilizados os testes Qui-quadrado de Pearson, com nível de significância utilizado de 5% e houve correlação entre o conhecimento e o período de formação, considerando a disciplina de Odontopediatria como referência para a fixação e percepção crítica do removedor químico, bem como influenciando na decisão da escolha da técnica ART padrão ou modificado para remoção do tecido cariado em molares decíduos.
Descrição: ANDRADE, Geday Siqueira Moreira De. Conhecimento de acadêmicos de odontologia sobre métodos químico-mecânico de remoção de cárie. 2016. 34f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15042
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Geday Siqueira Moreira de Andrade.pdf4.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.