Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15044
Título: Mapeamento dos níveis de flúor e ph em águas da zona rural do município de Belém-PB.
Autor(es): Ferreira, José Eraldo Viana
Palavras-chave: Água
Flúor
Fluorose
Data do documento: 18-Out-2016
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo, analisar e mapear teor de flúor, e pH em águas da zona rural do município de Belém-PB. Foram coletadas 23 amostras de água em 15 sítios do município de Belém-PB. O eletrodo flúor-íon-específico (BN Modelo 9409, Orion, Cambridge, MA, EUA) e um potenciômetro (Modelo 720 A Orion) foram usados para medições de flúor. Curvas de calibração foram executadas, usando-se amostras padrão conhecidas, contendo entre 0,4 a 6,4 mg/L de flúor. Tanto as soluções-padrão como as amostras de águas foram adicionadas ao Total Ionic Strength Adjusting Buffer II (TISAB II). As leituras em milivolts foram convertidas para concentração iônica de flúor por meio de uma curva padrão de correlação. As leituras foram comparadas com uma curva padrão de flúor (r²>0,99). Os dados foram tratados em planilha do Excel (Microsoft Excel ®), a partir do qual a média e os desvios-padrão foram calculados. A curva de correlação foi utilizada, bem como o coeficiente de correlação (r²>0,999). Todas as amostras analisadas nas diversas regiões do município apresentaram teores de flúor. Esses teores variaram de 0,06 ppm a 6,73 ppm. Foram encontrados assim valores adequados para prevenção de cárie 0,75 ppm e valores que tornam algumas amostras impróprias para o consumo humano ficando acima de 4,0 ppm. Em relação ao pH todas as 23 amostras apresentaram pH alcalino ficando entre 7 e 8. Existem valores acima da portaria 2914 do Ministério da Saúde. Em nossos achados não ouve relação entre pH e os teores de flúor encontrados. É urgente identificar os indivíduos (principalmente crianças), nas regiões onde os teores de flúor deram elevados.
Descrição: FERREIRA, José Eraldo Viana. Mapeamento dos níveis de flúor e ph em águas da zona rural do município de Belém-PB. 2016. 26f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15044
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- José Eraldo Viana Ferreira.pdf4.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.