Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15046
Título: A contribuição da moda para o desenvolvimento sustentável: um estudo de caso na cidade de Campina Grande-PB
Autor(es): Pascoal, Everson de Queiroz
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Moda sustentável
Indicador de sustentabilidade
Impacto ambiental
Sustentabilidade
Proteção ambiental
Data do documento: 30-Nov-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: A moda é o que movimenta o mercado do consumismo onde os produtos oferecidos são descartados com muita rapidez, causando diversos problemas ambientais. Sendo assim, com o objetivo de analisar qual a contribuição da moda para o Desenvolvimento Sustentável, levando em consideração os aspectos econômicos, sociais e ambientais na cidade de Campina Grande-PB, resolveu-se optar por uma pesquisa com característica exploratória de abordagem quantitativa. Como instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados foi elaborado um questionário na forma estruturada, no qual as afirmativas nele contidas foram objetivadas com a intenção de mensurar os indicadores mais importantes para análise do comportamento dos consumidores na cidade de Campina Grande– PB. Os resultados foram analisados sob a ótica de três dimensões: econômica, social e ambiental. Na dimensão econômica os consumidores acreditam que a indústria da moda alavanca a geração de emprego e a renda dos indivíduos. Na dimensão Social a valorização as condições de trabalho dignas e o desprestígio a exploração dos trabalhadores da indústria têxtil foram características observadas. E por fim, quando analisados os resultados referentes à dimensão ambiental, os respondentes acreditam nos impactos ambientais causados pela indústria têxtil, todavia acreditam também nos esforços da mesma em busca da redução desses impactos. Contudo, a preocupação com os danos provocados à natureza já faz parte da consciência dos consumidores da moda do universo da pesquisa, e por esse motivo, cada vez mais a indústria da moda está buscando implantar meios sustentáveis a sua gestão visando contribuir para com o desenvolvime nto sustentável.
Descrição: PASCOAL, E. de Q. A contribuição da moda para o desenvolvimento sustentável: um estudo de caso na cidade de Campina Grande-PB. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15046
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Everson de Queiroz Pascoal.pdf10.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.