Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15075
Título: Patriarcado e desigualdade de gênero: dificuldades e desafios no enfrentamento à violência contra a mulher
Autor(es): Silva, Greicy Kelly de Sousa
Palavras-chave: Relação de gênero
Violência contra a mulher
Desigualdade de gênero
Sistema patriarcal
Data do documento: 14-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise sobre os avanços e desafios no enfrentamento à violência contra a mulher, abordando a temática da desigualdade de gênero, que tem sua gênese atrelada ao sistema patriarcal. Tem como objetivos específicos fazer uma análise histórica do surgimento das diferenças de gênero e do patriarcado; analisar os avanços na luta do movimento feminista contra a violência e a desigualdade de gênero, bem como os obstáculos encontrados no dia a dia que dificultam o enfrentamento à violência contra a mulher; e contribuir com os estudos feministas e de gênero sobre a temática da desigualdade de gênero. O estudo trata de uma revisão da literatura sobre o tema, sendo utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa em sites da rede. Desde a sociedade primitiva, a mulher foi inferiorizada, sendo tratada como um ser de pouca importância em relação ao homem, que passou a exercer seu poder, colocando-se como um ser superior e subjugando o ser feminino. Esta herança cultural se manteve até os dias atuais e fez com que a mulher seja violentada diariamente. Mesmo com uma história de submissão, as mulheres lutaram ao longo dos séculos pela igualdade de gênero, o que resultou em muitas conquistas, mesmo estas ainda não sendo suficientes para erradicar a violência na qual estão diariamente submetidas, uma vez que ainda existem desafios a serem enfrentados nesta luta.
Descrição: SILVA, G. K. de S. Patriarcado e desigualdade de gênero: dificuldades e desafios no enfrentamento à violência contra a mulher. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15075
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Greicy Kelly de Souza Silva.pdf8.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.