Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15085
Título: | Uma proposta de ensino histórico-problematizadora: O eletróforo de volta e os estudos de eletrostática |
Autor(es): | Pinto, Ingrid Kelly Laura dos Santos |
Palavras-chave: | Eletrostática História da Ciência Ensino de Física |
Data do documento: | 20-Nov-2017 |
Resumo: | Segundo pesquisas da área de ensino de ciências, a utilização de uma abordagem histórica no ensino de ciências permitiria a formação de um aluno crítico por aproximar as ciências humanas das ciências naturais. No entanto, para que esta abordagem atinja este objetivo, é preciso que seja também interativa, permitindo o desenvolvimento de competências argumentativas e estimulando os alunos a questionarem o porque do conhecimento apresentado. Neste sentido, existe uma lacuna por materiais e propostas de ensino que destaquem a problematização a partir da história da ciência, tornando-a apenas mais um conteúdo a ser transmitido em sala de aula. O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência, em que é trabalhada uma proposta de ensino do conteúdo eletrostática a partir da abordagem histórica, utilizando-se do laboratório problematizador, em uma turma de terceiro ano do ensino médio. Foram planejados cinco encontros de 90 minutos para ser aplicada esta proposta. Inicialmente, o tema “eletricidade” foi problematizado em sala de aula com apresentação de instrumentos, a fim de se conhecer os conhecimentos prévios dos alunos, para que os mesmos pudessem construir um eletróforo sem auxílio de roteiro. Posteriormente foi apresentado o desenvolvimento dos estudos sobre a Eletricidade Estática durante os séculos XVII e XVIII, focando nas teorias de eletricidade vítrea e resinosa, de Charles Du Fay (1698-1736), e fluido elétrico e atmosferas elétricas de Benjamim Franklin (1706-1790). Incluindo, também, nesse contexto, um instrumento da época, construído por Alessandro Volta (1745-1827): o eletróforo. Após ter-se o conhecimento da história da eletrostática, os alunos retomaram novamente a construção do instrumento proposto anteriormente. Em outro momento, foram apresentadas as teorias atuais conhecidas da eletrostática, e por fim realizado uma avaliação com a turma. Concluindo, esta proposta a qual será relatada com mais detalhes, é de grande relevância para, não só fugir do tradicional, mas também para formar alunos críticos e não apenas reprodutores do conhecimento. |
Descrição: | PINTO, I. K. L. dos S. Uma proposta de ensino histórico-problematizadora: O eletróforo de volta e os estudos de eletrostática. 2017. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15085 |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ingrid Kelly Laura dos Santos Pinto.pdf | PDF - Ingrid Kelly Laura dos Santos Pinto | 12.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.