Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15090
Título: Fisioterapia no tratamento da incontinência urinária de esforço: Uma revisão sistemática
Autor(es): Lira, Larissa Duarte de Britto
Palavras-chave: Fisioterapia
Tratamento fisioterapêutico
Qualidade de vida
Incontinência Urinária de Esforço - IUE
Data do documento: 27-Nov-2017
Resumo: A incontinência urinária de esforço (IUE) é definida como qualquer perda involuntária de urina, causada por uma força excessiva sobre a musculatura do assoalho pélvico. Esse transtorno é comum em mulheres e afeta a sua qualidade de vida, podendo gerar constrangimento e até exclusão social. A fisioterapia tem como objetivo reabilitar essa musculatura com a cinesioterapia, a estimulação elétrica e o biofeedback, que são considerados como principais recursos do tratamento conservador para IUE. O presente estudo teve o objetivo de identificar a eficácia dos diferentes métodos fisioterapêuticos utilizados no tratamento da IUE. Foi realizad uma revisão sistemática e os artigos foram selecionados entre os estudos publicados no período de 2007 a 2017, nas bases de dados PubMed, PEDro, Medline e LILACS; utilizando os seguintes descritores: Incontinência Urinária de Esforço/Stress urinary incontinence, Mulheres/Women, Assoalho Pélvico/Pelvic Floor, Fisioterapia/Physiotherapy, Qualidade de vida/Quality of life; foram selecionados artigos que apresentassem seu texto na íntegra nos idiomas inglês e português e fossem do tipo ensaios clínicos. Foram selecionados 104 artigos e após a leitura de títulos e resumos foram excluídos 87 deles, que não estavam de acordo com os critérios de inclusão e exclusão da revisão sistemática. Os 17 estudos restantes foram avaliados na íntegra e, por fim, foram utilizados 11 artigos nos resultados, os quais abordavam tratamento fisioterapêutico na IUE. Os estudos comprovaram que a fisioterapia através da cinesioterapia, estimulação elétrica, biofeedback e a eletroacupuntura proporcionam à mulher melhora e/ou cura da IUE.
Descrição: LIRA, L. D. de B. Fisioterapia no tratamento da incontinência urinária de esforço: Uma revisão sistemática. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15090
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Duarte de Britto Lira.pdfPDF - Larissa Duarte de Britto Lira5.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.