Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15096
Título: Orientações posturais para os deficientes visuais e com cegueira: Elaboração de uma cartilha em Braille
Autor(es): Gomes, Paloma Raquel Araújo
Palavras-chave: Deficientes visuais
Cegos
Educação em saúde
Controle postural
Data do documento: 1-Dez-2017
Resumo: O controle postural ocorre devido a interligação dos sistemas sensorial, somato-sensorial e visual. Nesta perspectiva, em virtude da falta de visão esse sistema fica comprometido, isso leva a alterações na postura dos indivíduos cegos, decorrentes das compensações posturais. O objetivo deste trabalho foi elaborar através de uma revisão de literatura um modelo de cartilha em Braille sobre orientações posturais para os deficientes visuais e com cegueira. Foi realizada uma revisão de literatura, onde foram buscados em livros, artigos, revistas e outras fontes, evidências com relação as orientações posturais nos indivíduos com deficiência visual. Foram abordados temas como: controle postural, deficiência visual, cegos, alterações posturais, escrita braille, educação em saúde e orientações posturais, utilizando-se como base de dados Lilacs, Scielo, selecionadas revistas, artigos científicos, incluindo revisões de literatura, teses e dissertações sobre os temas correlatos. Por meio destas orientações inseridas na cartilha, espera-se prevenir alterações posturais nos deficientes visuais e com cegueira através de posturas adequadas, com melhora na funcionalidade e na saúde de forma integral.
Descrição: GOMES, P. R. A. Orientações posturais para os deficientes visuais e com cegueira: Elaboração de uma cartilha em Braille. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15096
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paloma Raquel Araújo Gomes.pdfPDF - Paloma Raquel Araújo Gomes10.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.