Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15102
Título: | Abordagem da variação linguística no livro didático de língua portuguesa |
Autor(es): | Maciel, Raquel Gonçalves |
Palavras-chave: | Teoria variacionista Variação linguística Livro didático Ensino da língua portuguesa |
Data do documento: | 13-Dez-2017 |
Resumo: | A variedade linguística está presente no Brasil de maneira a referendar a diversidade que envolve pluralidades nos falares de nossa nação. Por isso, é importante definir esta questão em sala de aula, radiografando um real uso da língua portuguesa. O presente trabalho, nesse diapasão, tem por objetivo investigar como se elucida a abordagem da variação linguística em um livro didático de português no ensino fundamental. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram precisos os estudos dos seguintes teóricos: Bagno (2001), Cardoso (2010) e Mollica (2012). Tal envergadura teórica serviu para, também, compreender melhor como está sendo trabalhado o conceito de norma culta e padrão, e quais os tipos de variações são apresentados nas propostas nesse contexto de ensino. Trata-se de uma pesquisa exploratório descritiva, pela qual se buscou mostrar uma realidade mais completa dos diferentes tipos de variações que existem no Brasil. |
Descrição: | MACIEL, R. G. Abordagem da variação linguística no livro didático de língua portuguesa. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15102 |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Raquel Gonçalves Maciel.pdf | PDF - Raquel Gonçalves Maciel | 9.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.