Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15108
Título: A interculturalidade no livro didático de língua espanhola: análise do volume I da obra Cercanía Joven
Autor(es): Nascimento, Djeiny Drielly Lopes de Freitas
Palavras-chave: Interculturalidade
Livro didático
Ensino da língua espanhola
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: O presente artigo tem como propósito analisar a presença da interculturalidade no livro didático Cercanía Joven voltado para a aprendizagem de língua espanhola e, como objetivos específicos, evidenciar como se dá a abordagem intercultural nas atividades e demonstrar se as atividades atendem ao proposto pelas autoras na apresentação, na estrutura da obra e no manual do professor. Para a concretização desta investigação realizou-se uma pesquisa bibliográfica estrangeira/espanhola e aos materiais didáticos para o ensino da interculturalidade em língua espanhola, derivando nos estudos de Assis (2011), Castro (2003) e Paraquett (2010); em seguida, realizou-se a escolha e a análise do livro didático baseadas nos critérios estabelecidos por Dias (2004) e D’Almas e Passoni (2013), os quais foram adaptados a fim de atender às necessidades deste trabalho. A análise das atividades considerou a correspondência com o currículo oficial brasileiro, a linguagem verbal e não verbal, o desenvolvimento das habilidades comunicativas, interdisciplinaridade e interculturalidade. Verificou-se que, dentro dos critérios de avaliação da unidade em estudo, houve coerência em relação à proposta das autoras e a presença de abordagens interculturais. na literatura referente à interculturalidade na aprendizagem de língua.
Descrição: NASCIMENTO, D. D. L. F. A interculturalidade no livro didático de língua espanhola: análise do volume I da obra Cercanía Joven. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15108
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Djeiny Drielly Lopes de Freitas Nascimento .pdfPDF - Djeiny Drielly Lopes de Freitas Nascimento8.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.