Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15115
Título: Percepção dos docentes acerca dos efeitos da convergência contábil sobre as contabilidades financeira e gerencial: um estudo com enfoque na Teoria Geral dos Sistemas
Autor(es): Silva, Francimária Almeida Alves da
Palavras-chave: Contabilidade gerencial
Contabilidade financeira
Teoria Geral dos Sistemas
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: A partir da concepção da empresa como um sistema aberto, em constante interação com o âmbito externo, conforme preceitua a Teoria Geral dos Sistemas, pode-se considerar a convergência obrigatoriamente, adequações internas. Destarte, este estudo objetiva a identificação dos efeitos decorrentes da convergência contábil internacional, segundo a percepção de docentes, no tocante à integração dos sistemas de Contabilidade Financeira e Gerencial. Para tanto, classificando-se esta pesquisa como descritiva e quantitativa, utilizou-se questionário, aplicado à amostra não probabilística, composta por 17 docentes do Curso de Ciências Contábeis de Universidades Públicas Federais das regiões norte, centro-oeste e nordeste do Brasil. Após a coleta e análise dos dados, os resultados indicaram que, em consonância com pesquisas anteriores, há percepção dos docentes quanto à integração entre as práticas de Contabilidade Financeira e Gerencial, em razão da convergência contábil internacional.
Descrição: SILVA, F. A. A. Percepção dos docentes acerca dos efeitos da convergência contábil sobre as contabilidades financeira e gerencial: um estudo com enfoque na Teoria Geral dos Sistemas. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017 [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15115
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francimária Almeida Alves da Silva.pdfPDF - Francimária Almeida Alves da Silva8.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.