Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15123
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Hingrid Maiara Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-02T19:01:13Z | - |
dc.date.available | 2018-02-02T19:01:13Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-15 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15123 | - |
dc.description | SILVA, H. M. S. O relato de uma professora colaboradora sobre o desempenho das estagiárias. 2017. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo prioriza a figura do professor colaborador (ou professor regular da educação básica) ao avaliar os estagiários em turmas de intervenção, na educação básica. Especificamente, pretende-se observar os pontos positivos e negativos ressaltados por esse sujeito, ao refletir sobre o desempenho de estagiárias, e analisar as fases da vida profissional (HUBERMAN, 1995) dessa docente, em especial, da “diversificação” e da “serenidade e distanciamento afetivo”, reveladas em seu discurso. Para isso, foram consideradas, como bases teóricas, autores como, Pimenta e Lima (2009), Reichmann (2015) e Tardif (2002), para citar alguns. Assim, foi feita uma pesquisa qualitativo-interpretativa (GODOY,1995), a partir da escrita de um relato de experiência de observação (SANT´ANA, 2001), no qual a professora colaboradora avalia a experiência de três duplas de estagiárias que ministraram aulas em suas salas, de agosto a outubro, do ano de 2016. Os resultados indicam, sobretudo, que, entre os pontos positivos, a professora colaboradora destacou o domínio de conteúdo e da turma, desenvoltura, interação, clareza, atenção e, como negativos, insegurança na condução das aulas, falta de atividade, de autonomia, de planejamento e nervosismo. Quanto às fases do ciclo profissional, destacam-se, predominantemente, as fases: da diversificação, quando a professora ressalta a falta de domínio de conteúdo e a segurança das estagiárias ao ministrarem as aulas; e a da serenidade e distanciamento afetivo, quando a colaboradora revela sua opção por rotinas escolares, como a restrição à correção de atividades, sem o envolvimento com o alunado. Portanto, a participação do docente da escola na avaliação das docentes em formação constitui um outro olhar para o desenvolvimento profissional desses licenciandos, nesse caso específico, de Letras-Português, que nem sempre é o esperado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profª Drª Tatiana Fernandes Sant´Ana | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Professor colaborador | pt_BR |
dc.subject | Estagiário | pt_BR |
dc.subject | Avaliação docente | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | O relato de uma professora colaboradora sobre o desempenho das estagiárias | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Hingrid Maiara Sousa Silva.pdf | 447.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.