Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15124
Título: Recursos didáticos no ensino fundamental: apontamentos a partir do subprojeto de geografia PIBID/UEPB
Autor(es): Nascimento, Dalila Arruda do
Palavras-chave: Ensino de geografia
Recursos didáticos
Formação inicial e continuada
Data do documento: 19-Dez-2017
Resumo: Esse trabalho monográfico é o resultado das experiências oriundas das intervenções em sala de aula na vigência do subprojeto de Geografia/PIBID/UEPB, entre o período de 2016 e 2017, na E. E. E. F. Mª E. Oliveira de Almeida, zona sul da cidade de Campina Grande – PB. Observada a importâncias do uso de recursos didáticos nas aulas de Geografia e das dificuldades e déficit de conhecimento de conteúdos e conceitos geográficos por parte dos discentes, buscou-se trabalhar os conteúdos geográficos a partir dos recursos que os estudantes mais se identificassem, agregando a produção de recursos em sala de aula, configurando o aprender fazendo, para tornar as aulas de Geografia mais dinâmicas, interessantes e significativas. As intervenções transcorreram na perspectiva colaborativa, por meio de projetos pedagógicos sob a luz da pesquisa-ação, apoiadas em autores como Tripp (2005), Franco (2012). Propusemo-nos em diversificar e produzir recursos didáticos como estratégias de interação e identificação dos alunos com os temas propostos na grade curricular da disciplina. Conhecer e respeitar as identificações e limitações dos alunos são pressupostos para promover envolvimento no processo de ensino aprendizagem, e tais práticas promoveram o fortalecimento no processo de formação inicial e continuada dos agentes envolvidos.
Descrição: NASCIMENTO, D. A. do. Recursos didáticos no ensino fundamental: apontamentos a partir do subprojeto de geografia PIBID/UEPB. 2017. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15124
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - DALILA ARRUDA DO NASCIMENTO.pdf2.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.