Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15128
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Vanessa da Silva-
dc.date.accessioned2018-02-05T12:23:02Z-
dc.date.available2018-02-05T12:23:02Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.other371.91-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15128-
dc.descriptionFREITAS, V. da. S. Educação geográfica, construções de materiais didáticos táteis e o ensino de cartografia: uma proposta de intervenção para alunos com deficiência visual. 2017. 58f. Monografia (Especialização em ensino de geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, apresentado ao programa de pós-graduação em Ensino de Geografia foi construído por meio das oficinas desenvolvidas mediante a Especialização em Ensino de Geografia. A presente pesquisa foi realizada no Instituto de Proteção aos Cegos de Campina Grande-PB, com objetivo de compreender as dinamicidades da Educação Geográfica por meio do trabalho com deficientes visuais, colaborando assim na construção de materiais didáticos que auxiliem na construção de conhecimentos de forma crítica e reflexiva, aplicando estes conhecimentos nas escolas públicas, nas quais os alunos estudam. A pesquisa é de abordagem qualitativa e seu delineamento está fundamentado em uma abordagem correspondente a uma pesquisa ação. A coleta dos dados foi realizada em três etapas: 1ª) Observação para sondagem e conhecimento do local da pesquisa, bem como do público-alvo; 2ª) Construção dos materiais didáticos em alto relevo, tais como: rosa-dos-ventos, alfabeto móvel geográfico, sistema solar em alto relevo, Crosta terrestre, e as maquetes dos tipos de relevo, mapas temáticos e globo terrestre; 3ª) Intervenção colaborativa junto aos alunos com deficiência visual, que consistiu na participação direta da pesquisadora em sala de aula para orientar os professores e alunos em relação à utilização dos recursos elaborados. As experiências e reflexões proporcionados por essa pesquisa contribuíram no processo de construção de criticidade dos alunos, assim como a participação dos mesmos nas aulas de Geografia, resultando na construção de novos recursos didáticos, colaborando assim no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Josandra Araújo Barreto de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEducação especial/inclusivapt_BR
dc.subjectCartografia tátilpt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.titleEducação geográfica, construções de materiais didáticos táteis e o ensino de cartografia: uma proposta de intervenção para alunos com deficiência visualpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EG - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ESPECIALIZAÇÃO-VANESSA DA SILVA FREITAS.pdf2.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.