Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15129
Título: Processo socioeconômico da produção de maracujá amarelo no município de Nova Floresta - PB
Autor(es): Cunha, Maria Osmana Lima
Palavras-chave: Agricultores
Agricultura
Subsistência
Economia
Data do documento: 25-Out-2017
Resumo: O maracujá (Passiflora edulis Sims) faz parte da família das passifloras, cuja planta pode ser aproveitadas várias partes para uso comercial, como a polpa (maracujá-azedo), semente (maracujá-doce), flores (maracujá ornamental), cascas, folhas e ramos (maracujá funcionalmedicinal). No Brasil, mais precisamente no Nordeste cultiva-se o maracujá amarelo ou azedo, o fruto apresenta um alto valor comercial por ser uma ótima opção de subsistência, além de contribuir a movimentação da economia local. A presente pesquisa teve como objetivo analisar a real situação da produção dos pequenos agricultores de maracujá amarelo e sua influência econômica no Município de Nova Floresta-PB. Quando aos procedimentos metodológicos, neste trabalho foi aplicado o método qualitativo (coleta de dados) e empírico (observação), por se tratar de uma pesquisa com caráter exploratório, no qual para a realização do mesmo foi fomentado por meio de visitas “in loco”, registros fotográficos e aplicação de questionários aos produtores e órgãos públicos locais (EMATER e Secretaria de Agricultura), que estão ligados aos “interesses” dos produtores agrícolas de maracujá amarelo. Este trabalho permitiu detectar a dependência da economia local do município concernente a agricultura de subsistência da produção de maracujás, sendo que a escoação se destinada aos comerciantes atravessadores, além da venda direta para as CEASAS de Natal (RN) e Campina Grande (PB). Conclui-se que a produção agrícola, sobretudo fruteiras (maracujá amarelo) no município é responsável por gerar emprego e renda para a população local, fato justificado por Nova Floresta possuir condições climáticas e pedológicas favoráveis para esta cultura. Nos tempos atuais, a falta de chuvas regulares vem ocasionando a diminuição dos plantios de maracujá amarelo assim como a falta de apoio dos órgãos públicos local.
Descrição: CUNHA, M. O. L. Processo socioeconômico da produção de maracujá amarelo no município de Nova Floresta - PB. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15129
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pdf - MARIA OSMANA LIMA CUNHA.pdf780.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.