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dc.contributor.authorSilva, Ana Daniele Félix da-
dc.date.accessioned2018-02-05T12:55:43Z-
dc.date.available2018-02-05T12:55:43Z-
dc.date.issued2017-12-18-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15133-
dc.descriptionSILVA, A. D. F. O estágio supervisionado como espaço da construção identitária do sujeito professor: um olhar sobre si. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsse estudo encontra-se pautado em analisar como ocorreu o processo de formação de uma professora e o início da construção de sua identidade docente, mediado por experiências vivenciadas nos componentes curriculares do estágio supervisionado (ES), com uma particularidade: o sujeito em formação cursou o ES III antes do ES II. Nesse contexto de investigação, situada no campo da Linguística Aplicada (CAVALCANTI, 1986), a pesquisa em discussão tem como propósito geral analisar a constituição identitária de uma estagiária, ao produzir um relato de experiência (GUEDESPINTO, 2010), após a intervenção nos ES III e II, no Curso de Letras-Português, da Universidade Estadual da Paraíba/Campus I. Mais especificamente, pretende-se investigar quando ela se assume como sujeito sociológico e quando se posiciona como pós-moderno (HALL, 2014); e correlacionar essas identidades às concepções de estágio como campo de pesquisa, de letramento e de interação (KLEIMAN, 2012; REICHMANN, 2015). Para embasar essa proposta, será tomada por base a contribuição de autores como: Hall (2014), para refletir sobre o sujeito identitário, associado à psicologia da educação, de Cunha (2008) e ao olhar para si, de Hoff (2008); e Pimenta e Lima (2011) e Kleiman (2012), ao discutirem sobre estágio. Amparada na pesquisa do tipo qualitativointerpretativa (PRODANOV; FREITAS, 2013), a análise do corpus revela a identidade de um sujeito sociológico, ao refletir sobre sua postura no ES III, e, posteriormente, um sujeito pós-moderno, ao cursar o ES II. Em linhas gerais, pode-se afirmar que a experiência de preparar e ministrar as aulas no ES III contribuiu significativamente para a autonomia desta estagiária, uma vez que, ao cursar o ES II, teve mais maturidade e determinação frente às dificuldades encontradas, já que sua experiência anterior foi fundamental para construir sua identidade docente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Dra. Tatiana Fernandes Sant´Anapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectSujeito identitáriopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleO estágio supervisionado como espaço da construção identitária do sujeito professor: um olhar sobre sipt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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