Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15148
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Wênia Katiússia Pereira Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-05T13:41:35Z | - |
dc.date.available | 2018-02-05T13:41:35Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15148 | - |
dc.description | OLIVEIRA, W. K. P. Q. A linguagem do desenho na educação infantil. 2017. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia é fruto de uma pesquisa realizada em instituições de Educação Infantil da rede municipal de Campina Grande-PB, que objetivou a investigação de concepções de docentes que atuam neste nível da educação, acerca da linguagem do desenho. Optamos por um estudo qualiquantitativo. A metodologia adotada consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas com 30 professoras. Nossos principais interlocutores foram: Brasil (2010); Campos (2014); Guedes e Ferreira (2017); Macêdo (2014); Oliveira (2002); Sarmento (2009). Os resultados sugerem que há unanimidade no reconhecimento da importância do desenho como atividade pedagógica, no entanto, foi possível identificar também que o desenho não é percebido em sua dimensão artística/estética constituindo-se em uma linguagem marginal na prática pedagógica das professoras, as quais privilegiam mais a oralidade, dentre outras linguagens. Em face destes achados concluímos que o desenvolvimento das crianças não é atingido em sua integralidade, pois ao não compreenderem o desenho como uma linguagem simbólica que promove o desenvolvimento da criatividade, da dimensão artística/ estética e afetiva das crianças as professoras acabam por empobrecer as experiências das crianças com os bens culturais produzidos pela humanidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Lenilda Cordeiro de Macêdo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Linguagens | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.title | A linguagem do desenho na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Wênia Katiússia Pereira Queiroz Oliveira.pdf | 1.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.