Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15148
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Wênia Katiússia Pereira Queiroz-
dc.date.accessioned2018-02-05T13:41:35Z-
dc.date.available2018-02-05T13:41:35Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.identifier.otherCDD 371.337-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15148-
dc.descriptionOLIVEIRA, W. K. P. Q. A linguagem do desenho na educação infantil. 2017. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia é fruto de uma pesquisa realizada em instituições de Educação Infantil da rede municipal de Campina Grande-PB, que objetivou a investigação de concepções de docentes que atuam neste nível da educação, acerca da linguagem do desenho. Optamos por um estudo qualiquantitativo. A metodologia adotada consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas com 30 professoras. Nossos principais interlocutores foram: Brasil (2010); Campos (2014); Guedes e Ferreira (2017); Macêdo (2014); Oliveira (2002); Sarmento (2009). Os resultados sugerem que há unanimidade no reconhecimento da importância do desenho como atividade pedagógica, no entanto, foi possível identificar também que o desenho não é percebido em sua dimensão artística/estética constituindo-se em uma linguagem marginal na prática pedagógica das professoras, as quais privilegiam mais a oralidade, dentre outras linguagens. Em face destes achados concluímos que o desenvolvimento das crianças não é atingido em sua integralidade, pois ao não compreenderem o desenho como uma linguagem simbólica que promove o desenvolvimento da criatividade, da dimensão artística/ estética e afetiva das crianças as professoras acabam por empobrecer as experiências das crianças com os bens culturais produzidos pela humanidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Lenilda Cordeiro de Macêdopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLinguagenspt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.titleA linguagem do desenho na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wênia Katiússia Pereira Queiroz Oliveira.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.