Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15155
Título: O movimento estudantil do Colégio Estadual Elpídio de Almeida na cidade de Campina Grande- PB: o movimento secundarista em tempos da ditadura militar brasileira (1964-1984)
Autor(es): Correia, Joselito Silva
Palavras-chave: Movimento estudantil
Cultura política
Estudantes secundaristas
Ditadura militar
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: O proposito desse estudo é analisar a participação dos estudantes secundaristas do Colégio Estadual Elpídio de Almeida, (ESTADUAL DA PRATA) na Cidade de Campina Grande, no processo de redemocratização do Brasil durante o período da ditadura militar no Brasil (1964 – 1984), a partir de um olhar voltado ao movimento estudantil, onde transversalmente a esse ambiente, poder perceber a efetivação desses jovens alunos em um processo de lutas pela redemocratização no Brasil. Outro ponto a ser apresentado nesse estudo refere-se à importância dos centros estudantis organizado pelos referidos estudantes secundaristas, como por exemplo; os grêmios estudantis, e de um modo mais amplo, o CEC - Centro Estudantal Campinense. Partimos no caminhar teórico dos estudos culturais e mais precisamente da “Nova História Política”, bem como da “Cultura Política”. A nossa proposta parte de um viés bibliográfico acerca do referido tema. Dessa forma, através de discursos de movimento em prol de uma política democrática, perceberemos nesses escritos uma potencialização fundamentada dos estudantes secundaristas, concomitantes aos estudantes Universitários, em defesa a uma negativa de um Regime Ditatorial (Ditadura Militar), que fora impetrada no país brasileiro.
Descrição: CORREIA, J. S. O movimento estudantil do Colégio Estadual Elpídio de Almeida na cidade de Campina Grande- PB: o movimento secundarista em tempos da ditadura militar brasileira (1964-1984). 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15155
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joselito Silva Correia.pdf492.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.