Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15157
Título: Entre o público e o privado: imagens do moderno na cidade de Umbuzeiro/ PB (1900-1930)
Autor(es): Maciel, Ana Márcia
Palavras-chave: Conquistas materiais
Historiografia
Modernização
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: A cidade e suas particularidades, como objeto de estudo para a historiografia, vem promovendo pesquisas em larga escala principalmente no que diz respeito à Paraíba. Nessa perspectiva, nosso intuito é investigar como a cidade de Umbuzeiro recepcionou os símbolos da modernidade no âmbito do público e do privado, entre as décadas de 1900-1930. Bem como pretendemos abordar as transformações urbanas atentos a analisar sinais de sua experiência de modernidade, percebendo a receptividade dos aparelhos do moderno nas ruas e casas umbuzeirenses. Dessa forma, é necessário buscar compreender como o moderno e o tradicional se tocavam na temporalidade e no espaço abordado, quais mudanças geraram nos comportamentos dos diferentes grupos sociais e nas suas relações como os símbolos do moderno. Para desenvolver essa pesquisa foi necessário o aprofundamento em algumas leituras, sobretudo aquelas que tratam do universo urbano em sua dimensão cultural, bem como a catalogação e seleção de fotografias e inventários, materiais usados como fontes em potencial, fecundo em indícios para se perceber como a cidade de Umbuzeiro e seus habitantes foram recepcionando tais transformações e símbolos.
Descrição: MACIEL, A.M. Entre o público e o privado: imagens do moderno na cidade de Umbuzeiro/ PB (1900-1930). 2017. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15157
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Márcia Maciel.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.