Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15162
Título: O caminho do Sertão das Espinharas: uma rota para o desbravamento dos sertões da antiga Capitania da Paraíba
Autor(es): Brito, Erik Manoel Farias de
Palavras-chave: Capitania da Paraíba
Sertão da Paraíba
Colonização sertaneja
Data do documento: 5-Dez-2017
Resumo: Dada a dimensão que envolveu o processo da conquista dos Sertões da Paraíba por parte dos Oliveira Ledo, é fundamental entender, especificar e reavaliar entrelinhas dos documentos mais antigos, em dialética com as produções recentes buscando à luz de novas perspectivas, como a toponímia, cartografia e a paleografia, para uma releitura da raiz do processo colonizador sertanejo, que, ao nosso ver, se início na determinação da rota inicial do desbravamento e conquista dos Sertões. A antiga rota das Espinharas, que ainda possuem alguns trechos preservados ou pouco danificados, que serviu de esteio para estas antigas bandeiras, constitui um patrimônio do período seiscentista que precisa ser inventariado e preservado, porque através dele se pode conhecer uma série de fatos e imaginários relacionados aos primeiros povoadores dos sertões paraibanos. Desse modo, nosso objetivo neste trabalho é reunir dados ainda não observados pela atual historiografia, tanto seiscentistas quanto atuais, para analisar e fundamentar o percurso traçado pelos Oliveira Ledo para dar início à sua conquista dos sertões paraibanos, em competição com a casa dos Garcia D’Ávila e para que o mesmo possa integrar o acervo de bens históricos do Estado, bem como servir de aporte para pesquisas históricas e arqueológicas. O estudo ocorrera tanto no debruçar das fontes quanto na pesquisa de campo para constatar in loco a existência, a rota, importância e estado de preservação em que esse patrimônio se encontra.
Descrição: BRITO, E.M.F. de. O caminho do Sertão das Espinharas: uma rota para o desbravamento dos sertões da antiga Capitania da Paraíba. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15162
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erik Manoel Farias de Brito.pdf627.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.