Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15163
Título: Eufrásio (s) de Arruda Câmara: um estudo de caso das relações de poder das elites locais na Parahyba (1850-1923)
Autor(es): Silva, Doralice Amancio da
Palavras-chave: História da Paraíba
Oligarquias
Coronelismo
Nova história política
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: Esta pesquisa é um estudo sobre relações de poder na Paraíba do Império á Primeira República, a partir das trajetórias dos coronéis Eufrásio(s) de Arruda Câmara, atuantes personagens políticos da Parahyba. Partindo da construção histórica e biográfica desses personagens que possuíam a marca do sobrenome e da descendência, objetivamos compreender as diversas relações de poder e as estratégias de sobrevivência das oligarquias, realizamos discussões sobre o poder da parentela como característica de continuidade e Herança imaterial, dentro de uma perspectiva teórica e metodológica da Nova História Política, em suas interfaces com a cultura. Para isso, realizamos uma série de pesquisas em arquivos e acervos públicos e pessoais, entrecruzando as fontes como forma de entender o fenômeno do mandonismo local em consonância com os embates e perseguições políticas, sobretudo o coronelismo aliado com as mobilizações familiares
Descrição: SILVA, D.A.da. Eufrásio (s) de Arruda Câmara: um estudo de caso das relações de poder das elites locais na Parahyba (1850-1923). 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15163
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Doralice Amancio da Silva.pdf965.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.