Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15165
Título: A história da cultura escolar no Lar do Garoto (1970-1990)
Autor(es): Lima, Janderson Moreno de
Palavras-chave: Juventude
Cultura escolar
Menor infrator
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: A criminalidade e a violência praticada por adolescentes são atualmente um problema social, político e institucional, afligindo famílias e desafiando a sociedade a apresentar respostas institucionais efetivas e eficazes. O presente trabalho busca propor uma discussão sobre a transformação do Lar do Garoto nas décadas de 1970 a 1990 sobre as práticas sócio educativas nesta instituição para menores infratores. Buscamos realizar uma breve historiografia do tratamento dispensado aos jovens em situação de conflito com a lei, procurando demonstrar a evolução dos processos legais e das instituições de apoio aos menores infratores, bem como discutimos a questão da maioridade penal e seus desdobramentos. Neste sentido, o presente estudo descreve a história das práticas educacionais na instituição para menores infratores, na cidade de Lago Seca - PB. Para tanto, a realização desta pesquisa acerca da cultura escolar em uma Unidade Especifica do Poder Estatal, foi disposta de forma descritiva dentro de uma abordagem qualitativa, consultando documentos e entrevistas básicas com a coordenação da Unidade. Por oportuno, a pesquisa permitiu identificar que as ações socioeducativas são introduzidas de forma lenta e gradativa, porém prepara os jovens para uma vida adulta e livre das amarras da criminalidade, pois os seus cursos são voltados à profissionalização técnica e educativa.
Descrição: LIMA, J.M. de. A história da cultura escolar no Lar do Garoto (1970-1990). 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15165
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janderson Moreno de Lima.pdf432.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.