Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15166
Título: Cortando fios de vida, tecendo histórias de afeto: memórias e saberes das parteiras de Salgadinho- Paraíba (1970-1980)
Autor(es): Sousa, Ivo Fernandes de
Palavras-chave: Parteiras
Saber popular
Memória
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: O oficio de partejar demonstra a herança ancestral do ser humano de se relacionar com o próximo em meio às dificuldades que esse mesmo meio oferece a existência humana. No Brasil é considerado uma herança cultural herdada que foi passando de geração a geração em períodos históricos anteriores. Em Salgadinho esse oficio está presente desde a fundação do município, sendo assim temos uma das importantes contribuições das mulheres para a formação da sociedade Salgadinhense e da cultura local. Isso porque a cultura possui papel importante no cotidiano das pessoas que a compõem, a exemplo da atividade que a parteira exerceu e sua influência sobre a sociedade quando se trata de valores culturais, crenças, costumes, atitudes e de ajudar a conceber vidas mesmo sem saber científico ou médico e trabalhando na informalidade, apesar de que com a evolução dos tempos e da história novas formas de valores foram construídas, porém que a naturalidade desta função, em detrimento do avanço tecnológico, uma vez que é um saber e prática popular seja resgatada através da história, memória e das novas abordagens com intensificação do debate historiográfico, sobretudo buscando perceber se fato do passado, a exemplo desse estudo ainda podemos ver hoje e se as representações das parteiras nesse lugar de pertencimento e a nível nacional ainda prevalecem. Nessa pesquisa desenvolvemos um trabalho de campo voltado para a história oral local, onde por meio da trajetória de vida dessas mulheres busquemos descobrir seus saberes, práticas e meios de se relacionar com o corpo da parturiente e do nascituro. Desenvolvemos essa pesquisa a partir de um recorte temporal e espacial como estão elencados: o estabelecimento do oficio 1970-1980, período de maior atuação dessas mulheres. A pesquisa está caracterizada como bibliográfica e documental. O trabalho de campo foi realizado nas residências dessas mulheres, localizadas nas diversas comunidades que formam o município de Salgadinho – PB. Utilizemos como instrumentos, relatos concedidos através de entrevistas, parte do acervo da própria depoente, Arquivo da Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores de Salgadinho e discursos dos autores. Os resultados encontrados mostraram que as parteiras contribuíram com a cultura local e crescimento dessa população.
Descrição: SOUSA, I.F. de. Cortando fios de vida, tecendo histórias de afeto: memórias e saberes das parteiras de Salgadinho- Paraíba (1970-1980). 2017. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15166
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivo Fernandes de Sousa.pdf1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.