Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15181
Título: Nas histórias em quadrinhos: identidades e representações femininas
Autor(es): Demétrio, Cleane Katiúcia Ferreira
Palavras-chave: História em quadrinho
Gênero
Identidade feminina
Mulher
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: Este trabalho discute o lugar da mulher nas histórias em quadrinhos, suas representações e identidades e como essas se desenvolveram se acordo com o contexto sócio-histórico. Analisa as representações e identidades femininas nos quadrinhos, como essas foram construídas e suas as influências na manutenção das desigualdades de gênero na sociedade no contexto da Nova Historia cultural. Questiona como são construídas as representações do feminino nelas e como essas representações possibilitam a construção das identidades dasmulheres. Apoiado no pensamento de Burke(1992; 2008), Pesavento (2012) e Barros (2011) no campo da Nova História Cultural discorrendo sobre as possibilidades que este trouxa para o campo da história,de Scott (1995) tendo gênero como categoria de análise e de Hall no que se refere as identidades. Com uma pesquisa bibliográfica e documental, usando como fontes as histórias em quadrinhos, livros, artigos e sites sobre quadrinhos e super-herois, este trabalho percebe o lugar da mulher nos quadrinhos e com esse pode ser contraditório e como os valores sociais do contexto sócio-histórico que estão inseridos influenciam as histórias e personagens dos quadrinhos.
Descrição: DEMÉTRIO, C. K. F. Nas histórias em quadrinhos: identidades e representações femininas. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15181
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cleane Katiúcia Ferreira Demétrio.pdf2.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.