Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15184
Título: Perspectivas histórico-filosóficas do pensamento budista
Autor(es): Souza, Ayanne Larissa Almeida
Palavras-chave: Filosofia Oriental
Hinduísmo
Buddhismo
Buddha
Data do documento: 21-Nov-2017
Resumo: Considerado uma prática filosófica e religiosa originária da Índia, o Buddhismo enfatiza a harmonia cósmica, a impermanência, a gênese interdependente e a vacuidade de todos os fenômenos e a doutrina do não-eu. Depois da morte de Siddhartha Gautama, seu fundador, esta prática percorreu o mundo geográfica e historicamente. Nosso objetivo é apresentar e analisar os principais conceitos do pensamento budista original, apresentando o plural cenário filosófico-religioso da Índia, do qual emerge e utilizando-nos para isso dos textos primários, escritos pelos seguidores do próprio Buddha e pelos pioneiros das diversas escolas surgidas, assim como uma ampla bibliografia específica para o tema, seguindo os estudos de Giuseppe Ferraro, Frank Usarski, Paul Williams, Takeshi Yoshinori, entre outros pesquisadores e estudiosos do pensamento budista no Brasil e no mundo e dos aportes de Roger Chartier, dentro do âmbito da História Cultural, entre outros teóricos da História, assim como também Mircea Eliade e Joseph Campbell no que diz respeito à Histórias das crenças e idéias religiosas.
Descrição: SOUZA, A. L. A. Perspectivas histórico-filosóficas do pensamento budista. 2017. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15184
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ayanne Larissa Almeida Souza.pdf689.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.