Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15185
Título: "Nascer, crescer, morrer, renascer essa é a lei": Arlindo Colaço entre a memória e o esquecimento (1907-1957)
Autor(es): Santos Júnior, Valdeci Rodrigues dos
Palavras-chave: História
Memória
Paradigma indiciário
Arlindo Colaço
Data do documento: 6-Dez-2017
Resumo: O presente trabalho procura analisar a memória e esquecimento do político, escritor e líder espírita Arlindo Colaço (1907-1957) na delimitação de Alagoa Nova, especialmente no período de 1945 a 1957, destacando o momento em que o mesmo foi administrador desta cidade até a sua morte prematura. Para isso, realizamos pesquisas em acervos públicos e privados, utilizando-se de fotografias e periódicos bem como principalmente de depoimentos orais. Dentro de uma perspectiva da Nova História Cultural, entrelaçando conceitos e categorias, a exemplo de memória, esquecimento, silenciamento, lugar de memória, enquadramento de memória, procuramos travar um diálogo com autores como Pierre Nora, Michael Pollack, Carlo Ginzburg para conjecturar e, embasar o discurso apresentado. Destaco que, para uma análise mais próxima do real acontecido utilizaremos o Paradigma Indiciário de Carlo Ginzburg ao analisar os indícios e vestígios deixados por Arlindo Colaço ao longo da historia.
Descrição: SANTOS JÚNIOR, V. R. dos. "Nascer, crescer, morrer, renascer essa é a lei": Arlindo Colaço entre a memória e o esquecimento (1907-1957). 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15185
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valdeci Rodrigues dos Santos Júnior.pdf1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.