Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15193
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros, Valdênia de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-06T18:34:10Z | - |
dc.date.available | 2018-02-06T18:34:10Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15193 | - |
dc.description | BARROS, V. de L. O processo de alfabetização da criança com deficiência intelectual a partir dos jogos pedagógicos. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo discutir como ocorre o processo de alfabetização das crianças com Deficiência Intelectual (DI) e abordar a utilização dos jogos como um recurso pedagógico. Fez-se necessário conhecer como a deficiência foi representada e tratada ao longo da história e ressaltar as suas conquistas na sociedade. Destacamos as políticas públicas, entre elas estão a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), a Constituição Federal 1988, a Declaração de Salamanca e por fim a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Citamos também a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e sua relevância no desenvolvimento da criança. A metodologia utilizada foi um estudo de caso em que apresentamos o processo de alfabetização de uma criança com deficiência intelectual. O lócus da pesquisa ocorreu na sala de recurso multifuncional, no período do atendimento e o sujeito da pesquisa foi um aluno com deficiência intelectual, incluído em uma escola municipal da rede pública da cidade de Campina Grande. Buscamos através dessa pesquisa mostrar o processo de alfabetização de uma criança com deficiência Intelectual, a trajetória que elas percorrem na aquisição da leitura e escrita e os jogos pedagógicos como uma ferramenta importante nesse processo de ensino e aprendizagem. Com os resultados obtidos, entendemos que a criança com Deficiência Intelectual percorre os mesmos caminhos na aquisição da leitura e escrita das demais crianças, porém de uma forma mais lenta. Conclui-se que os jogos pedagógicos são um instrumento facilitador da aprendizagem e que contribui no desenvolvimento da leitura e escrita da criança com DI. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Diana Sampaio Braga | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Sala de recurso | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.title | O processo de alfabetização da criança com deficiência intelectual a partir dos jogos pedagógicos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Valdênia de Lima Barros.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.