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dc.contributor.authorCabral, Alinne Barbosa-
dc.date.accessioned2018-02-07T11:46:34Z-
dc.date.available2018-02-07T11:46:34Z-
dc.date.issued2017-10-23-
dc.identifier.otherCDD 370.113-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15196-
dc.descriptionCABRAL, A. B. Concepções de professores acerca de prática de alfabetização. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo geral conhecer a prática alfabetizadora de professoras do 1º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal da cidade de Queimadas/PB. Considerando o presente objetivo, o trabalho está estruturado em três partes: a primeira trata de uma breve reflexão acerca dos modelos teóricos de alfabetização, da psicogênese e do letramento da língua escrita; na segunda evidencia a importância de um ambiente alfabetizador para a prática de alfabetização e a terceira trata da análise descritiva da prática alfabetizadora de professores. Para isso, baseia-se na abordagem qualitativa de caráter descritivo-analítico e como técnica de coleta dos dados utiliza-se entrevista semiestruturada. A fundamentação do trabalho vale-se das contribuições teóricas de Soares (2002, 2004), Franchi, (2012), Franchi (2012), Freire (2002), Garcia (2015), bem como de alguns documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001) e o Pró-letramento alfabetização e linguagem (2007). Viu-se que a alfabetização, segundo Soares (2004, p.97) é “entendida como a aquisição do sistema convencional de escrita – distingue-se de letramento – entendido como o desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais”. Por último, vimos que as professoras distorcem suas práticas apesar de todo o conhecimento existente na atualidade a respeito dos termos alfabetização e letramento, as professoras entrevistadas não associam suas práticas a esse conhecimento, não fundamentam em teorias que levem ao letramento. Essas educadoras utilizam de práticas tradicionais de leitura e escrita, levando em consideração que a alfabetização para essas docentes é um processo contínuo, ocorrendo de acordo com cada criança. Assim sendo, elas escolhem o que há de positivo na abordagem tradicional. O letramento para essas ocorre de maneira muito sutil, e que quando começam as aulas interrogando, questionando os alunos sobre determinado assunto, para elas, já é um bom começo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria do Socorro Moura Montenegropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleConcepções de professores acerca de prática de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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