Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15199
Título: A territorialização da praça Coronel Antônio Pessoa, Campina Grande - PB : à dinâmica do comércio no seu entorno
Autor(es): Silva, Maria Suzane Cunha
Palavras-chave: Espaço urbano
Praça da morgação
Territoralização
Praça pública
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: As praças surgiram na Grécia Antiga, sendo utilizadas na comercialização de produtos diversos, situadas em redor de castelos. São representações de um espaço urbano público, que serve como área de lazer e de convívio humano, relacionando as pessoas seja por motivos políticos, econômicos, culturais ou sociais. Ela é o lugar preferido por casais de namorados e por moradores de rua. Este trabalho tem como objeto de estudo: A Praça Coronel Antônio Pessoa, em Campina Grande – PB, e o porquê: “Praça da Morgação”. A pesquisa, possui caráter investigativo e exploratório, corporificou a coleta de materiais, através do contato com pessoas transeuntes identificadas, jovens frequentadores, estudantes de cursos preparatórios para o vestibular e universidades, que responderam a um questionário, no qual foi necessário estabelecer um recorte diversificado e controverso nos limites da praça e adjacências. Esta coleta subsidiou a análise que explicitou o processo de mudanças da Praça Coronel Antônio Pessoa, o que auxiliou as respostas às questões da pesquisa através dos objetivos determinados: Explicar os fenômenos relacionados às mudanças informais da Praça Coronel Antônio Pessoa, evidenciar a caracterização do espaço nos períodos letivos e de férias: diurnos e noturnos, a análise da natureza da territorialização sociocultural dos transeuntes e estudantes de modo geral frequentadores da ”Praça” e pesquisar materiais empíricos e históricos relacionados nesse espaço urbanístico público.
Descrição: SILVA, M. S. C. A territorialização da praça Coronel Antônio Pessoa, Campina Grande - PB : à dinâmica do comércio no seu entorno. 2017. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15199
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pdf - Maria suzane Cunha Silva.pdf3.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.