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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15208
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Brasil, Aurenice Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-07T12:24:45Z | - |
dc.date.available | 2018-02-07T12:24:45Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15208 | - |
dc.description | BRASIL, A. F. A importância dos jogos no processo de ensino - aprendizagem: O exemplo do tangram. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estimulo do aluno pela aula é fator primordial para que ocorra um processo de ensino e aprendizagem satisfatório, proveitoso e criativo. Basicamente, ainda, nossos métodos de ensino tendem a apresentar excesso de informação e teorias cansativas ao invés de empreender o despertar da curiosidade. O componente lúdico pode constituir-se como verdadeiro meio de estimular essa curiosidade. Os jogos matemáticos, quando utilizados na educação, torna-se uma ferramenta importante que possibilita esse estimulo, facilitando o aprender. As atividades com jogos podem e devem ser trabalhadas em diversas formas e em diversas faixas etárias, inclusive na educação de jovens e adultos, que se constitui como o publico alvo desse nosso trabalho. Nossa pesquisa, por incipiente que tenha sido, tem o propósito de averiguar essa premissa da importância de jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, além de abordarmos e nos basearmos em alguns preceitos teóricos e conceituais, partimos depois para a explanação prática. Desse modo, o primeiro capítulo trata de alguns encaminhamentos teóricos sobre o processo ensino-aprendizagem, a importância do fazer do aluno, do estímulo à sua capacidade criativa (ZANELLA, 2003), (ASSMANN, 2004), (BROUGÈRE, 2004). O segundo consiste na descrição de uma intervenção pedagógica cuja marca principal é o uso didático do Tangram, desenvolvida Escola Municipal de Ensino Fundamento Amaro da Costa Barros, em Campina Grande – PB. O intuito foi introduzir o conceito de figuras geométricas através da utilização do Tangram em sala de aula, a partir de matéria manipulável, tornando a aula mais dinâmica, atrativa, relacionando conceito e prática. Neste último capítulo também apresentamos sugestão de jogos das diagonais nos polígonos regulares. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Castro da Paz Filho | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Tangram | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A importância dos jogos no processo de ensino - aprendizagem: O exemplo do tangram | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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