Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Elenir Araújo-
dc.date.accessioned2018-02-07T12:27:50Z-
dc.date.available2018-02-07T12:27:50Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.otherCDD 371.335-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15210-
dc.descriptionSILVA, E. A. Educação histórica e cinema de animação: sentidos e significados sobre o trabalho no capitalismo entre os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractAo retratarem o modelo organizacional do trabalho no capitalismo do século XX, filmes de animação se tornaram uma importante ferramenta de análise da sociedade capitalista, à medida que apontam para as condições sócio-político-econômicas e proporcionam a mediação de sentidos e significado pelos sujeitos. O objetivo geral dessa pesquisa é analisar as representações e significados sobre o mundo do trabalho no capitalismo, construídas pelos jovens do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Cunha Lima, na Cidade de Remígio – PB, mediados pelos filmes de animação “Formiguinha Z”, dirigido por Eric Darnell e Tim Johnson (1998) e “Vida de Inseto”, dirigido por John Lassiter e Andrew Stanton (1998). Os objetivos específicos consistem em investigar como se articulam as representações sobre a educação e o trabalho no contexto da sociedade e da economia capitalista; conhecer como se identifica a verdade na História em oposição ao que conhecem nos filmes, nas lições de aula e livros didáticos; analisar o conhecimento sobre a temática do trabalho e organização da consciência histórica em termos de relação que estabelecem entre passado, presente e futuro. Utilizamos a metodologia de cunho qualitativo e para a coleta dos dados elaboramos roteiro semiestruturado para entrevista com o grupo focal composto por cinco jovens. Para análise da entrevista, temos como fundamentação teórica o cinema, como testemunho e fonte da história, em Ferro (1992); o conceito de verdade em História e cinema, em Rosenstone (2010); a articulação entre história e cinema, em Logny (2009); o conceito de representação, em Chartier (1991), consciência histórica, tradição, lembrança e memória, em Rüsen (2010a, 2010b); cinema de animação, em Ramalho (2014); trabalho, em Albornoz (2004); o trabalho no capitalismo através do cinema de animação, em Pinto (2011). Os resultados da pesquisa nos mostram que por meio das narrativas fílmicas, os jovens compreenderam a temática central abordada nos filmes e conseguem atribuir sentido e significados, relacionando com as situações cotidianas. As conclusões apontam que os jovens identificam como verdade as narrativas históricas dos filmes e se utilizam da consciência histórica como orientadora da ação cotidiana quando fazem a relação entre o passado, o presente e o futuro.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Senyra Martins Cavalcantipt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectConsciência históricapt_BR
dc.subjectEducação históricapt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectFilme históricopt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.titleEducação histórica e cinema de animação: sentidos e significados sobre o trabalho no capitalismo entre os jovens do 9º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elenir Araújo Silva.pdf647.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.