Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15215
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Amaral, Raquel Suzana Albuquerque do | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-07T12:29:02Z | - |
dc.date.available | 2018-02-07T12:29:02Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 801 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15215 | - |
dc.description | AMARAL, R. S. A. do. Literatura e história da educação: lugares sociais e a educação feminina na obra "Senhora", de José de Alencar. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O fim do período imperial no Rio de Janeiro foi marcado por mudanças sociais, culturais e políticas que fortalecem o poder da burguesia ao mesmo tempo em que oportunizou o empoderamento feminino da mulher. A partir da personagem Aurélia, na obra “Senhora”, de Jose de Alencar, analisamos os lugares sociais da mulher, as dissimetrias de gênero, os padrões culturais sobre casamento, sexualidade e educação feminina nos anos 1870 do século XIX. Para analisarmos a obra, buscamos a seguinte fundamentação teórica: história e literatura, em Pesavento (2006); as mulheres como objeto da história, em Soihet (2011); gênero e história das mulheres, em Scott (2011); a representação literária do gênero, resistência e os múltiplos lugares do feminismo, em Osana (2004); mulher e família burguesa, em D’Incão (2015); gênero, em Bassenezi (2009); gênero e ensino, em Gandelman (2009) e as mulheres, o poder, a história, em Perrot (1988). Os resultados da pesquisa nos mostram que as transformações no trabalho com a consolidação do capitalismo e na política pela ascensão da burguesia, oportunizaram o surgimento de nova mentalidade burguesa reorganizadora das vivências familiares, educacionais e domésticas e também do tempo das atividades femininas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Senyra Martins Cavalcanti | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Lugares sociais | pt_BR |
dc.subject | Educação feminina | pt_BR |
dc.subject | Análise literária | pt_BR |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.title | Literatura e história da educação: lugares sociais e a educação feminina na obra "Senhora", de José de Alencar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Raquel Suzana Albuquerque do Amaral.pdf | 595.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.