Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15219
Título: O impacto dos empréstimos consignados no comércio de Pombal - PB no período de 2005 a 2010
Autor(es): Fernandes, Wanderley Nóbrega
Palavras-chave: Comércio
Empréstimo consignado
Empréstimo financeiro
Finanças
Data do documento: 29-Nov-2011
Resumo: Em virtude do crescimento dos empréstimos consignados com desconto em folha de pagamento, que vem ocorrendo no país e em especial no município de Pombal - PB, esta monografia objetiva mostrar o possível impacto dos empréstimos consignados, contraídos por servidores públicos municipais no comércio de Pombal - PB no período de 2005 a 2010. Assim como a política econômica funciona como agente regulador da oferta e demanda de moeda na economia, os bancos que oferecem essa linha de crédito a esses servidores têm gerado, em curto prazo, o aumento da oferta monetária em circulação. Nessa perspectiva, o interesse desse estudo parte da preocupação em mostrar através dos dados coletados a grande importância que esse tipo de renda gerou como resultado no comercio local. Essa pesquisa consta de um resgate bibliográfico e de uma pesquisa de campo com entrevistas através de questionários aplicados aos representantes dos bancos: Caixa Econômica, Brasil, BMG, onde na oportunidade foi realizada uma amostra de 29% dos funcionários que contraíram o empréstimo e entrevistados 20 comerciantes que atuam em diferentes segmentos no comercio local. A partir da análise e interpretação dos dados coletados, conclui-se que os empréstimos, a princípio, ocasionaram aumento nas vendas, em detrimento do aumento da oferta monetária no município, porém, pelo fato da renda ficar comprometida com o pagamento das parcelas e dos juros, configurou-se uma tendência de declínio no poder de compra dessas pessoas, refletindo, portanto, em uma queda nas vendas do comercio local.
Descrição: FERNANDES. W. N. O impacto dos empréstimos consignados no comércio de Pombal - PB no período de 2005 a 2010. 2011. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15219
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wanderley Nobrega Fernandes.pdf14.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.