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dc.contributor.authorRibeiro, Maria do Socorro Patricio-
dc.date.accessioned2018-02-07T15:53:46Z-
dc.date.available2018-02-07T15:53:46Z-
dc.date.issued2017-11-24-
dc.identifier.otherCDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15220-
dc.descriptionRIBEIRO, M.S.P. Formação continuada em Educação Ambiental em uma escola municipal de Campina Grande-PB. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA Educação Ambiental - EA é concebida como uma dimensão do processo educativo, que deve compor os currículos de todos os níveis e áreas do conhecimento, inclusive da formação de professores/as, seja inicial ou continuada. Reconhecendo que essa inserção ainda não se tornou realidade, esse trabalho teve o objetivo de identificar as possibilidades e os limites à Formação Continuada em Educação Ambiental, em uma Escola Municipal de Campina Grande-PB. Foi desenvolvido, por meio de uma pesquisa qualitativa, nos moldes da pesquisa ação na perspectiva colaborativa, envolvendo professores/as da escola e estudantes de graduação da UEPB em um processo de produção de conhecimentos. Os resultados indicam como possibilidades para a institucionalização da EA, na escola, as ações que ela já desenvolve, nessa área por meio do Eixo Temático Meio Ambiente e Saúde - como parte do currículo - desde que envolva todas as áreas e demais eixos temáticos. Quanto aos limites identificamos a forma de organização dos espaços-tempos da escola e de professoras/es que não favorece o processo de formação continuada. Dessa forma, pensar em transformar a escola em um espaço sustentável é um “sonho possível” que exige investimentos de diversas ordens e, principalmente, na formação continuada de professores/as em EA. Um processo participativo, a ser construído no “chão da escola”, que exige a busca dos sonhos individuais e, principalmente, coletivos e a reinvenção do nosso modo de ser e estar no mundo e também da escola, que conforme Candau (2006) só tem sentido se for mediada pelo sonho coletivo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Gorete Cavalcante Soutopt_BR
dc.subjectCrise ambientalpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleFormação continuada em Educação Ambiental em uma escola municipal de Campina Grande-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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