Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15221
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Edilene Marinho de-
dc.date.accessioned2018-02-07T15:55:32Z-
dc.date.available2018-02-07T15:55:32Z-
dc.date.issued2017-12-07-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15221-
dc.descriptionSOUZA, E. M. de. A perspectiva de uma ressignificação da práxis: da educadora alfabetizadora no processo de ensino e aprendizagem da criança com necessidade especial. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA educação é algo que o indivíduo adquire bem antes de frequentar a escola e, ao fazer parte da mesma, desvela e aprimora suas capacidades cognitivas, motoras, entre outras, e é um processo que se estende durante toda sua vida, transformando a maneira de ver e agir na sociedade. Todavia são poucos os que compreendem e contribuem de forma significativa para essa instrução sistematizada que envolve os processos de leitura e escrita. Com a finalidade de investigar as contribuições que a alfabetização promove a criança com Paralisia Cerebral – PC, na perspectiva da decodificação, compreensão e no contexto de uso social da língua portuguesa, bem como os caminhos que o trabalho da professora alfabetizadora é trilhado para se chegar à alfabetização da criança com Paralisia Cerebral – PC. Neste contexto surgiu a questão que nos levou a refletir sobre até que ponto o processo de alfabetização da criança com Paralisia Cerebral – PC inserida no ensino regular é desenvolvida por parte da educadora na perspectiva de uma ressignificação de suas práxis. Intentamos, então, analisar como está sendo desenvolvida a alfabetização no ensino regular em escola da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande – PB, em uma turma de 3° ano do ensino fundamental I. Por meio dos dados coletados pretendemos descobrir que metodologias e recursos são utilizados na prática docente com alunos especiais. Utilizamos como um referencial teórico o documento de 2004 “O Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular, o Caderno de educação especial: a alfabetização de crianças com deficiência: uma proposta inclusiva” entre outros referenciais teóricos. Para tanto, nos ancoramos em autores como Casimiro (2005); Soares (2016); Mortatti (2000) e outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria do Socorro Moura Montenegropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.titleA perspectiva de uma ressignificação da práxis: da educadora alfabetizadora no processo de ensino e aprendizagem da criança com necessidade especialpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edilene Marinho de Souza.pdf498.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.