Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15225
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Mayara Kamila dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-07T16:05:06Z | - |
dc.date.available | 2018-02-07T16:05:06Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.416 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15225 | - |
dc.description | PEREIRA, M. K. dos S. Literatura infantil: o que diz a voz do professor?. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo, intitulado Literatura Infantil: o que diz a voz do professor? Tem como objetivo analisar a concepção sobre literatura infantil de quatro professores de uma creche municipal da cidade de Campina Grande, a partir do contexto de sala de aula. Direcionando questionamentos, junto a essas, sobre o entendimento de literatura, a maneira que literatura infantil pode contribuir na aprendizagem dos alunos, suas concepções sobre ler e contar histórias, a receptividade das crianças no ato da contação, que projetos de literatura são desenvolvido na creche, a frequência do uso da literatura infantil pelas professoras, se as histórias contadas estão de acordo com os interesses das crianças e por fim, que gênero textual é mais utilizado pelas professoras. Como apoio teórico usamos Arìes (1981), Coelho, (2000), Cadermatori, (1986), Gregorin Filho (2009) Machado (2000), Elias (1999), Oliveira (1996), Malheiros (2011), Lajolo (2008), entre outros. O percurso metodológico foi um questionário com oito perguntas sobre o tema em questão o qual, posteriormente, serviu de base para a análise dos dados, que nos forneceram resultados de que o ato de ler e contar histórias é direcionamento para o despertar do imaginário infantil. Mas não basta apenas ler, é preciso criar artefatos para a contação, que contribuirão no fluido imaginário da criança, conduzindo-as a vivenciar diversas aventuras junto aos personagens e, dessa maneira, ir além de um mero aprendizado cognitivo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ruth Barbosa de Araújo Ribeiro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Teoria eliasiana | pt_BR |
dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
dc.title | Literatura infantil: o que diz a voz do professor? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mayara Kamila dos Santos Pereira.pdf | 541.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.