Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15229
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ramos, Rafaela Batista | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-07T16:20:51Z | - |
dc.date.available | 2018-02-07T16:20:51Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.42 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15229 | - |
dc.description | RAMOS, R. B. Dificuldades de leitura no quarto ano do ensino fundamental I. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ato da leitura é imprescindível para formação de sujeitos críticos e reflexivos na sociedade, permitindo o desenvolvimento de habilidades pertinentes à aquisição e ampliação de conhecimentos, o que faz com que o indivíduo exerça seu papel social com autonomia. Partindo desse pressuposto, é objetivo geral desde estudo investigar como os professores das turmas do 4º ano do ensino fundamental I, de duas escolas da Rede Municipal de Queimadas-PB lidam com as dificuldades encontradas no processo de leitura pelos alunos. Perscrutamos as práticas desenvolvidas pelo professor e a contribuição do ambiente escolar e da família na formação de um aluno leitor ativo. A Metodologia desse trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados, uma entrevista estruturada sob a forma de questionário. Para isso, utilizamos como principais aportes teóricos, Solé (1998); Freire (1984); Kleiman (2002); Soares (2000); Cagliari (1997), Soares (2016), entre outros. Não deixando de compreender a leitura como eixo central e fundamental no processo de ensino aprendizagem e na construção de indivíduos pensantes e colaboradores na sociedade em que estão inseridos. É importante destacar que é necessária a contextualização da realidade discente, ou seja, é preciso que a leitura esteja presente no cotidiano dessas crianças, de modo que ela se torne útil e prazerosa, e assim, se torne possível a construção de sentidos/significados, a partir do ato de ler. Algumas considerações são relevantes como: o ambiente escolar, o professor como incentivador, e as contribuições que a família pode oferecer em relação ao processo de ensino-aprendizagem, sendo estas fundamentais na formação do aluno leitor. No entanto, as dificuldades em relação à leitura são percebidas a partir de atividades negligenciadas por parte dos profissionais da educação devido à ausência de um trabalho significativo, uma correlação com a realidade. Diante disso, é possível observar que, se o docente promover um currículo voltado para práticas pedagógicas que envolvam os alunos e o contexto que cada um está inserido será possível a construção do conhecimento de uma forma significativa e contextualizada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria do Socorro Moura Montenegro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Incentivo a leitura | pt_BR |
dc.title | Dificuldades de leitura no quarto ano do ensino fundamental I | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rafaela Batista Ramos.pdf | 478.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.