Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15232
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Leiliane Anizio do | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-07T16:26:46Z | - |
dc.date.available | 2018-02-07T16:26:46Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15232 | - |
dc.description | NASCIMENTO, L. A. do. EJA, o retorno a processos de escolarização: desafios e motivações. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerar as especificidades e diversidades dos sujeitos/alunos da EJA é de fundamental importância para que propostas e programas de EJA logrem resultados positivos/concretos. O conhecimento por parte do professor que atua nessa modalidade de ensino sobre os sujeitos que a compõe, especialmente sobre suas histórias de negação de direitos, seu retorno à escola via EJA, bem como suas motivações para voltar a estudar, configura-se como elemento central de todo e qualquer trabalho de educação de jovens e adultos. Esses aspectos acima citados, bem como a nossa prática pedagógica enquanto professora do primeiro segmento da EJA constituem-se como questões norteadoras do presente artigo, cujo objetivo é compreender quais as principais motivações que impulsionam os alunos adultos voltar à escola via EJA, bem como que papel a educação de jovens e adultos desempenhou na formação de alguns sujeitos egressos da EJA do município de Alagoa Nova/PB. Além de estudos teóricos sobre a temática, entre os quais, autores como Freire (1997, 2007), Arroyo (2000), Galvão e Di Pierro (2006), Costa (2016), Vale (2012), entre outros; entrevistamos quatro (04) alunos egressos da EJA e um (01) dos professores responsáveis pelas primeiras iniciativas de EJA no município acima citado. Tal pesquisa ajudou-nos a compreender que as motivações que os sujeitos/alunos da EJA têm para retornar a escola e a compreensão que os mesmos tem em relação à educação escolarizada, têm uma relação intrínseca com suas inserções no mundo do trabalho e nas organizações e movimentos sociais que fazem parte. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Elizabete Carlos do Vale | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.title | EJA, o retorno a processos de escolarização: desafios e motivações | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Leiliane Anizio do Nascimento.pdf | 475.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.