Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15232
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Leiliane Anizio do-
dc.date.accessioned2018-02-07T16:26:46Z-
dc.date.available2018-02-07T16:26:46Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15232-
dc.descriptionNASCIMENTO, L. A. do. EJA, o retorno a processos de escolarização: desafios e motivações. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractConsiderar as especificidades e diversidades dos sujeitos/alunos da EJA é de fundamental importância para que propostas e programas de EJA logrem resultados positivos/concretos. O conhecimento por parte do professor que atua nessa modalidade de ensino sobre os sujeitos que a compõe, especialmente sobre suas histórias de negação de direitos, seu retorno à escola via EJA, bem como suas motivações para voltar a estudar, configura-se como elemento central de todo e qualquer trabalho de educação de jovens e adultos. Esses aspectos acima citados, bem como a nossa prática pedagógica enquanto professora do primeiro segmento da EJA constituem-se como questões norteadoras do presente artigo, cujo objetivo é compreender quais as principais motivações que impulsionam os alunos adultos voltar à escola via EJA, bem como que papel a educação de jovens e adultos desempenhou na formação de alguns sujeitos egressos da EJA do município de Alagoa Nova/PB. Além de estudos teóricos sobre a temática, entre os quais, autores como Freire (1997, 2007), Arroyo (2000), Galvão e Di Pierro (2006), Costa (2016), Vale (2012), entre outros; entrevistamos quatro (04) alunos egressos da EJA e um (01) dos professores responsáveis pelas primeiras iniciativas de EJA no município acima citado. Tal pesquisa ajudou-nos a compreender que as motivações que os sujeitos/alunos da EJA têm para retornar a escola e a compreensão que os mesmos tem em relação à educação escolarizada, têm uma relação intrínseca com suas inserções no mundo do trabalho e nas organizações e movimentos sociais que fazem parte.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Elizabete Carlos do Valept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.titleEJA, o retorno a processos de escolarização: desafios e motivaçõespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leiliane Anizio do Nascimento.pdf475.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.