Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15233
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Júlia Leyne Andrade de-
dc.date.accessioned2018-02-07T16:33:23Z-
dc.date.available2018-02-07T16:33:23Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15233-
dc.descriptionSOUSA, J. L. A. de. A percepção de discentes do curso de pedagogia da UEPB sobre a disciplina LIBRAS: a formação inicial em foco. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo aborda a necessidade da formação de pedagogos na perspectiva da inclusão escolar ao atuarem com alunos surdos. Com esta finalidade, foi sancionado, em 2005, o Decreto 5.626 que torna obrigatória a disciplina de Libras nos currículos dos cursos de licenciatura e de Fonoaudiologia nas universidades brasileiras. É essencial que os professores dos anos iniciais compreendam quem é a pessoa surda, saibam se comunicar com a mesma e ensiná-la para o seu pleno desenvolvimento e, assim, contribuam para a sua inclusão. Com estas preocupações, temos como objetivo analisar, a partir da perspectiva do discente de Pedagogia, a contribuição da disciplina obrigatória de Libras para sua formação na Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande-PB. As bases teóricas foram acerca das características da surdez, Libras e da formação do pedagogo numa visão inclusiva. Estudamos autores tais como Rebouças (2009), Garcia (2015), Freire (1991), Quadros (1997), Gesser (2009) e outros. Também o estudo sobre a Lei 10.436 e o Decreto 5.626. A pesquisa é de natureza qualitativa, nos moldes do estudo de caso. Como instrumento para a coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada com seis discentes graduandos em Pedagogia e matriculados na disciplina de Libras na Instituição cenário da pesquisa. Os resultados obtidos por meio da análise das entrevistas indicaram a percepção que elas adquiriram durante a disciplina.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Diele Marinho Oliveira Ramalho de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação de pedagogospt_BR
dc.titleA percepção de discentes do curso de pedagogia da UEPB sobre a disciplina LIBRAS: a formação inicial em focopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Júlia Leyne Andrade de Sousa.pdf578.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.