Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15233
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Júlia Leyne Andrade de | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-07T16:33:23Z | - |
dc.date.available | 2018-02-07T16:33:23Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15233 | - |
dc.description | SOUSA, J. L. A. de. A percepção de discentes do curso de pedagogia da UEPB sobre a disciplina LIBRAS: a formação inicial em foco. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo aborda a necessidade da formação de pedagogos na perspectiva da inclusão escolar ao atuarem com alunos surdos. Com esta finalidade, foi sancionado, em 2005, o Decreto 5.626 que torna obrigatória a disciplina de Libras nos currículos dos cursos de licenciatura e de Fonoaudiologia nas universidades brasileiras. É essencial que os professores dos anos iniciais compreendam quem é a pessoa surda, saibam se comunicar com a mesma e ensiná-la para o seu pleno desenvolvimento e, assim, contribuam para a sua inclusão. Com estas preocupações, temos como objetivo analisar, a partir da perspectiva do discente de Pedagogia, a contribuição da disciplina obrigatória de Libras para sua formação na Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande-PB. As bases teóricas foram acerca das características da surdez, Libras e da formação do pedagogo numa visão inclusiva. Estudamos autores tais como Rebouças (2009), Garcia (2015), Freire (1991), Quadros (1997), Gesser (2009) e outros. Também o estudo sobre a Lei 10.436 e o Decreto 5.626. A pesquisa é de natureza qualitativa, nos moldes do estudo de caso. Como instrumento para a coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada com seis discentes graduandos em Pedagogia e matriculados na disciplina de Libras na Instituição cenário da pesquisa. Os resultados obtidos por meio da análise das entrevistas indicaram a percepção que elas adquiriram durante a disciplina. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Diele Marinho Oliveira Ramalho de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Formação de pedagogos | pt_BR |
dc.title | A percepção de discentes do curso de pedagogia da UEPB sobre a disciplina LIBRAS: a formação inicial em foco | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Júlia Leyne Andrade de Sousa.pdf | 578.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.