Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15234
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Débora Figueiredo | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-07T16:42:55Z | - |
dc.date.available | 2018-02-07T16:42:55Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.42 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15234 | - |
dc.description | COSTA, D. F. A literatura infantil como prática docente. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo temos o objetivo de discutir acerca do uso da Literatura Infantil em práticas pedagógicas escolares, mais especificamente na Educação Infantil. Consideramos que a prática de leitura e contação de histórias para crianças, desde mais tenra idade, especialmente em ambiente institucional/escolar, favorece não apenas o gosto pela leitura, mas a familiaridade com este gênero textual. O uso da literatura infantil por docentes, em suas prática pedagógicas possibilita, no nosso entendimento, a vivência de situações lúdicas e de exploração de algumas linguagens, por crianças, desde mais tenra idade. Nosso estudo caracteriza-se como de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Nossa experiência no Estágio Supervisionado IV, de docência na Educação Infantil, serviu de objeto de análise e discussão. O Referido Estágio foi realizado numa instituição pública que atende este nível da educação, localizada na cidade de Campina Grande –PB. Nossa atuação docente ocorreu junto a crianças de 03 a 04 anos de idade, durante o período de 16/09 a 17/10, com duração de 30 horas. Os dados do estudo revelam que a literatura passou a ser inseparável do contexto educacional da criança e a maneira do seu manuseio, ou seja, o como o professor deve conduzir durante os momentos da contação de histórias. Por fim, concluímos que a literatura infantil está interligada às práticas educativas, já que a criança em qualquer fase necessita ouvir histórias, para que se aproprie de outros mundos, de outras linguagens, desperte sua criatividade, estimule a curiosidade e construa novos conceitos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Glória Maria Leitão de Souza | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Estágio docente | pt_BR |
dc.title | A literatura infantil como prática docente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Débora Figueiredo Costa.pdf | 810.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.