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dc.contributor.authorAlexandre, Celiene Gomes-
dc.date.accessioned2018-02-07T16:45:38Z-
dc.date.available2018-02-07T16:45:38Z-
dc.date.issued2017-12-07-
dc.identifier.otherCDD 371.94-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15235-
dc.descriptionALEXANDRE, C. G. Diagnóstico psicopedagógico com uma criança autista: O papel da ludicidade. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social. Tal transtorno requer um acompanhamento multiprofissional, composto por profissionais da saúde e da educação, além de amplo suporte familiar. Nesse cenario, visando contribuir para o acompanhamento pedagógico da criança autista, encontra-se o diagnóstico psicopedagógico, que mediado pela ludicidade oportuniza um verdadeiro encontro com as dificuldades de aprendizagem e as potencialidades de desenvolvimento da criança. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo foi descrever o processo de diagnóstico psicopedagógico com um autista, tendo como foco o papel da ludicidade na avaliação do nível pedagógico. Trata-se de um Estudo de Caso com abordagem qualitativa que contou com a participação de uma criança de 11 anos com diagnóstico de autismo e em atendimento na APAE. Os principais resultados apontaram que ao se trabalhar ludicamente é possível socializar conhecimentos, promover o desenvolvimento cognitivo e contribuir com o processo de inclusão social. Assim, defendemos a importância da formação dos profissionais de educação, na perspectiva da inclusão, para que compreendam os transtornos de desenvolvimento entre eles o autismo, e possam trabalhar de forma lúdica e inclusiva com esses sujeitos.Trata-se de uma pesquisa de campo, onde Foi utilizada uma anamenese 2 questionários com perguntas abertas .no intuito de fazermos relação direta com a história vivenciada e os autores analisados ,entre eles Santos (2007); vigotsky (1998) Kishimoto (2011)pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Tatiana Cristina Vasconcelospt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectPsicopedagógicopt_BR
dc.titleDiagnóstico psicopedagógico com uma criança autista: o papel da ludicidadept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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