Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15237
Título: O Solar José Rufino: os usos da memória em uma casa museu (Areia-PB)
Autor(es): Souza, Maria José Silva de
Palavras-chave: Memória
História
Patrimônio
Solar José Rufino
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: O Solar José Rufino trata-se de um casarão localizado na cidade de Areia Paraíba, erguido no ano de 1818 pelo marinheiro Jorge Torres, vindo de Portugal. Este solar está próximo de fazer duzentos anos e durante este tempo passou por vários proprietários e nos mais variados usos. Além do que construiu, destaca-se outra figura de cunho importante da cidade, o José Rufino de Almeida, a qual o Solar toma seu nome atualmente. O referente assunto por se tratar de uma relíquia do passado que faz parte da história local, trás consigo importante relevância capaz de ser protegido atualmente pelo IPHAN. Até o presente momento não se encontra trabalhos escritos específicos sobre tal espaço, então essa questão faz também de um interesse pessoal em desenvolver. Nosso trabalho pode ser inserido numa perspectiva da Nova História Cultural, numa confluência de conceitos e categorias, como patrimônio histórico cultural, lugar de memória e museu. Para se chegar a determinado fim usamos da oralidade através de entrevistas e de mais pesquisas de livros e estudo ao próprio Solar, confirmando assim e chegando ao ponto final de acordo com os conceitos neles trabalhados.
Descrição: SOUZA, M. J. S. de. O Solar José Rufino: os usos da memória em uma casa museu (Areia-PB). 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15237
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José Silva de Souza.pdf9.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.