Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15244
Título: Minha história no Quilombo: nas tessituras das histórias de vida de mulheres da comunidade de Caiana dos Matias-PB (1990-2016)
Autor(es): Silva, Maria Clebiana Marinho da
Palavras-chave: Mulher negra
Quilombo
Caiana dos Matias
Memória das mulheres
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: Este trabalho busca analisar a trajetória de luta, resistência e memória das mulheres quilombolas de Caiana dos Matias, mostrando como através de suas práticas culturais e de representação delas têm exercido um papel fundamental na manutenção social da comunidade, através de ações sociais, educacionais, políticas e culturais. A proposta deste trabalho é entender a mulher quilombola de Caiana dos Matias na perspectiva da liderança no campo de sua atuação na comunidade e, perceber como ela busca estratégias e meios para dar subsídios aquela comunidade através das políticas públicas. O objetivo geral deste trabalho é investigar como as mulheres da comunidade de Caiana dos Matias em Serra Redonda-PB, constroem suas identidades de pertencimento local e atuam no contexto histórico-social da comunidade. Nossa proposta de referencial teórico se baseia nos estudos de Scott (1995); Pollak (1992); Nepomuceno (2012); Filho (2011). O percurso metodológico desta pesquisa está centrado na metodologia da História Oral trabalhando com a história de vida, em que utilizamos como fonte a entrevista semiestruturada, fotografias, a legislação brasileira acerca da temática e a bibliografia. Os sujeitos colaboradores foram duas mulheres que residem em Caiana dos Matias e que fazem parte da história da comunidade. Entendemos que a partir das histórias de vida, lutas e resistências das mulheres remanescentes quilombolas de Caiana dos Matias podemos dar visibilidade a esses sujeitos mostrando como tem sido o trabalho desenvolvidos pelas mulheres na comunidade.
Descrição: SILVA, M. C. M. da. Minha história no Quilombo: nas tessituras das histórias de vida de mulheres da comunidade de Caiana dos Matias-PB (1990-2016). 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15244
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Clebiana Marinho da Silva.pdf955.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.